jericoacoara # ceará # brasil home page     english version    version en español
"Este site utiliza script na abertura de janelas (pop-up) para apresentação das imagens ampliadas.
Para desfrutar das inesquecíveis paisagens de Jericoacoara, desabilite o bloqueador de 'pop-ups'."
pousada vila bela vista, chalés com ar condicionado e chuveiro quentecantinho da tapioca jeripousada jangadeiro - familiarpousada inaugurada em 2007, apartamentos com tv 30 canais e chuveiro quentenacional tour viagens e turismopousada tirol - jericoacoara hostel
JERICOACOARA
LOCALIZAÇÃO
INFORMAÇÕES
ATIVIDADES
PASSEIOS
FOTOS
VÍDEOS
CONTATO
RESTAURANTES
TRANSPORTES
POUSADAS
SERVIÇOS
LOJAS
NEGÓCIOS
PROMOÇÕES
CIDADES PÓLO
espaço para sua empresaespaço para sua empresaespaço para sua empresaespaço para sua empresaespaço para sua empresaespaço para sua empresa
 
jericoacoara

J E R I       L I M I T E S       P A R Q U E  N A C I O N A L       M U N I C Í P I O
 
> J E R I <

Jericoacoara é, em sua origem, uma vila de pescadores, situada há cerca de 300 Km de Fortaleza, Capital do Ceará, Nordeste do Brasil.

    Segundo contam, Jericoacoara significa "jacaré tomando sol" na língua indígena, além disso, os pescadores locais dizem que vista do mar a PEDRA FURADA parece o olho de um jacaré.

    Criada pela lei municipal nº 94, de 29 de junho de 1923, denominada Jericoacoara, a enseada está naturalmente protegida por uma verdadeira "cordilheira de dunas", que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores às suas imaculadas terras. Assim sendo, temos apenas notícias de visitas esporádicas realizadas por aventureiros, que vindo por mar com destino ao Maranhão, aí estiveram a partir do século XVII. Foi definitivamente descoberta pelo turismo internacional em meados da década de 70. Tendo sido considerada "uma das dez mais belas praias do mundo", por reportagem publicada no jornal americano 'Washington Post'.
    Com uma população de, aproximadamente, 2.000 pessoas, oferece todos os serviços básicos, como: posto telefônico, posto de saúde, farmácia, dentista, lavanderia, supermercados, etc. Por se localizar em Área de Preservação Ambiental, tudo funciona em perfeito sincronismo com a natureza. Desfrute o que ela lhe oferece, preservando o Meio Ambiente. A única maneira para chegar a Jeri é de veículos 4x4 por trilhas, entre lagoas, dunas e a praia! O buggy é o veículo preferido para o trânsito e os passeios.     Todas as ruas são de areia. Não existe iluminação pública, a rede elétrica é subterrânea, o que faz da noite em Jeri um espetáculo a parte. Jeri tem uma mistura de paisagens incríveis: dunas, lagoas com água transparente, mangues, praias desertas e a famosa Pedra Furada. Jericoacoara só foi descoberta pelos windsurfistas e kitesurfistas recentemente. Aqui é considerado um dos cinco lugares melhores do mundo para praticar esse esporte radical, porque tem vento de 20 a 30 nós todos os dias, entre Julho e Dezembro!
t o p o
 
> L I M I T E S <

    "Não há limites em Jericoacoara"...

    Jericoacoara pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara que se limita a leste com a vila de Preá no município de Cruz, a oeste com o município de Camocim, ao norte com o Oceano Atlântico e ao sul com o município de Bela Cruz.

    Jericoacoara fica a aproximadamente 300 km no extremo noroeste da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará e a 220 km a leste de Parnaíba, cidade do vizinho estado do Piauí.

    Por sua natureza privilegiada, apesar desses limites mostrados através dos pontos cardeais, o "Pôr do Sol" em Jeri se dá dentro do mar! Isso mesmo, o sol se põe a oeste e a posição geográfica da enseada de Jeri, proporciona um "por de sol" como se estivéssemos na costa oeste da América do Sul, ou seja, no Oceano Pacífico. E estamos na costa do Atlântico! Este, é o maior exemplo da primeira frase deste tópico...
t o p o
 
> P A R Q U E  N A C I O N A L <

    Em 1984 foi criada a ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL de Jericoacoara, através de uma lei federal, que determinou diversas normas a serem obedecidas no local. A fiscalização e o controle da APA são feitos pelo IBAMA, que mantém um escritório e uma equipe no local. A área protegida é de aproximadamente 200 km2, tendo como limite leste a praia do Preá e como limite oeste a vila do Guriú. Os limites da APA se estendem até cerca de 10 km de distância do litoral, e nela estão incluídos os mais diversos cenários: dunas móveis gigantescas, lagoas de água cristalina, manguezais, coqueirais, praias de enseada com mar calmo, praias de oceano com ondas, praias rochosas, cavernas, etc.

    O decreto de 4 de fevereiro de 2002 cria o PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA e redefine os limites da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara.

    O PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no Estado do Ceará, com área de oito mil, quatrocentos e dezesseis hectares e oito ares é a transformação de parte da APA existente e anteriormente mencionada.

    Os objetivos do PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA são os de proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.                                        (fonte: IBAMA)

t o p o
 
> M U N I C Í P I O <

    Jijoca de Jericoacoara é o município ao qual pertence a vila de Jericoacoara.

    Jijoca é um termo etimologicamente indígena, significa a junção dos nomes de um casal de índios, o Ji e a Joca, que chefiavam uma tribo que habitava a região.

    Segundo conta o historiador Raimundo Girão em 1614, depois de aportar no Iguape, municipio de Aquiraz, e de morar no Ceará, Fortim de São Sebastião, Soares Moreno, esteve em Jerônimo de Albuquerque na região de Jericoacoara, e ali ergueu ao pé do serrote uma pequena fortaleza, com estacas de madeiras, o forte de Nossa Senhora do Rosário, tendo-se celebrado a 5 de outubro do mesmo ano, festa em louvor à Santa. No mesmo ano esse fortim fora atacado, no dia 18 de julho, pela gente de Du Prat, pirata Francês, compondo a tripulação de uma nau, porém é repelido heroicamente..."

    Esse fortim a que se refere o historiador está localizado numa enseada, do antigo distrito de Acaraú, onde é hoje a vila de Jericoacoara.
t o p o
novo modo comunicação e marketing
visa cartões de crédito e débito
empresa aérea gol
empresa de ônibus redenção de transporte e turismo
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
espaço para sua empresa
 
copyright ® 2006 by JERICOACOARA SITE - todos os direitos reservados